O papel profissional para aquarela aceita tinta líquida com facilidade, tem a propriedade de reter adequadamente a umidade e vem em uma variedade de texturas para atender convenientemente à plasticidade da pincelada. A textura do papel deve ser bem observada para a escolha da aquarela a ser executada, pois ela contribui muito para o efeito final da pintura: o modo como a cor se deposita nas paredes salientes e nas depressões dos grãos.
As folhas ou blocos devem ser mantidos em lugar seco, uma vez que, a umidade prejudica a qualidade do papel. Deve ainda ser estocado horizontalmente, fora da luz do sol e longe de poeira, preferencialmente em lugar fechado. Uma característica de qualidade do papel é a presença de marca d'água, a qual possibilita a identificação do lado correto a ser utilizado. A face correta possui ainda uma encolagem, que permite a lavagem para a correção de um eventual erro quando o papel não possui a encolagem na própria massa da sua confecção.
Adequação: textura / trabalho
São três as superfícies disponíveis:
Grain Torchon - Rough - Áspero
Prensado a quente satinê - hot pressed - acetinado
Prensado a frio grain fin - cold pressed - textura fina
O papel Grain Torchon - Rough - Áspero, é o que apresenta uma granulação irregular, uma textura mais aberta o que pode ser observado à medida que a tinta adere às elevações dos grãos e as reentrâncias não serem preenchidas, causando um efeito específico. Ela cria profundidade, é vibrante, cintilação, brilho, vigorosa, como o sgrafitto, por seu acabamento rústico e tem uma plasticidade interessante e qualidades desejáveis que contribuem para os efeitos visuais do trabalho que são características desta técnica. É uma textura recomendada para trabalhos que não requerem detalhamento. No entanto, exige um domínio apurado das pinceladas.
No extremo oposto está o papel prensado a quente - Satinê - Hot pressed - Acetinado, que possui uma superfície bem mais lisa. Esse tipo de papel causa maior dificuldade no controle da tinta uma vez que não há nenhuma elevação para bloqueá-la. Outras dificuldades encontradas é que no contato prolongado com a água este papel pode ondular, tem lenta absorção da água e não é tão adequado às aquarelas transparentes por opacificar a tinta. Por outro lado o papel hot-pressed é excelente para trabalhos detalhados ou outros propósitos.
E por último o papel prensado a frio - Grain fin - Cold pressed - Textura fina, é o mais indicado para todos os propósitos. Tem uma granulação suficientemente adequada para trabalhos rápidos e espontâneos e é capaz de suportar sucessivas lavagens e velaturas.
Tipos de fibra
Gramatura
A gramatura refere-se ao peso do papel por m² o que vai determinar a sua espessura. Obviamente quanto mais grosso, pesado maior sua resistência. Para maioria dos propósitos a gramatura ideal é de 140 g/m². Para esboços rápidos 90 g/m² e para trabalhos muito úmidos ou de grandes dimensões recomenda-se a gramatura 300 g/m²ou ainda papéis mais especiais que chegam até 850 g/m².
Nenhum comentário:
Postar um comentário